DenúnciaDestaqueInternacionalJustiça

Seis mulheres são vítimas de feminicídio a cada hora no mundo, diz ONU

50.000 mulheres são assassinadas todo ano por companheiros atuais ou passados

A cada hora seis mulheres foram vítimas de assassinatos cometidos pelos seus companheiros, ex-maridos ou familiares, segundo dados de 2017 da Organização das Nações Unidas (ONU). “No mundo todo, em países ricos e pobres, em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, um total de 50.000 mulheres são assassinadas todo ano por companheiros atuais ou passados, pais, irmãos, mulheres, irmãs e outros parentes, devido ao seu papel e a sua condição de mulheres”, denunciou o relatório.

De acordo com o relatório divulgado neste domingo (25), e elaborado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Onudd), 58% de todos os assassinatos de mulheres em 2017 foram cometidos por companheiros ou familiares, o que faz com que o ambiente doméstico seja um “lugar mais perigoso para as mulheres”.

As regiões com maior incidência são África e as Américas. Na África, o índice é de 3,1 vítimas de feminicídio a cada 100 mil mulheres. Já nas Américas, o número cai para 1,6. Na Oceania, 1,3. Os dados mais baixos estão na Ásia, com 0,9, e na Europa, 0,7.

A partir desse contexto, a ONU considera importante envolver os homens na luta contra o feminicídio. Além disso, deve-se “desenvolver normas culturais que se afastem da masculinidade violenta e dos estereótipos de gênero”. As normas incluem a educação precoce de meninos e meninas, que promova a igualdade de gênero.

Tags

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.