Futucando Notícias

MENU
Logo
Domingo, 27 de setembro de 2020
Publicidade
Publicidade

Mundo

Documentário que acusa a Veracel de subornos, grilagens e violência é exibido pela segunda vez na Finlândia

Imprensa internacional cobra explicações e Stora Enso não investiga com quem estaria a verdade

Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

FINLÂNDIA:

A TV Yle, canal de comunicação da imprensa finlandesa , está acompanhando atentantamente o envolvimento da Stora Enso, gigante da celulose no mundo, sueco-finlandesa que segue inerte, apenas apoiando as informações recebidas da brasileira Veracel Celulose, sem apurar até o momento com quem está a verdade e porque a multinacional no Brasil é acusada de grilagens, subornos, crimes ambientais e trabalhistas.

As denúncias exibidas pela segunda vez no documentário na Tv da Finlândia, chama a atenção do mundo e cobra respostas da  Stora Enso, que segundo apontam as denúncias e manchetes no país, está envolvida em disputas inflamatórias de terras no Brasil. A Jornalista Jessica Stolzmann esteve no Brasil em janeiro deste ano e acompanha com bastante preocupação, que até agora, os confrontos violentos aumentaram. A polícia prendeu pessoas entrevistadas no programa, a exemplo do agricultor Geraldo Pereira que diz ser dono em parte das terras defendidas pela Veracel desde os anos 70, fato foi confirmado em audiência pela justiça local em Eunápolis que ouviu testemunhas que narraram e confirmaram a alegação do posseiro e seu irmão.

Acesse aqui e veja, assista ao documentário direto do site Finlandês: https://areena.yle.fi/1-50251106

Veja matérias no site finlandês: https://yle.fi/aihe/artikkeli/2019/02/25/vartijat-tulivat-kirveiden-kanssa-ja-uhkasivat-tappaa-elleivat-kylalaiset-haivy

https://yle.fi/aihe/artikkeli/2019/09/02/metsajatin-kovat-otteet-maailmalla-kasikirjoitus

SUÉCIA:

Um jornalista da Suécia está vindo em breve ao Brasil onde irá buscar mais informações sobre estes atos repudiados por direitos humanos nos países de origem da Stora Enso e que esperam solução rápida para que conflitos piores não aconteçam e sejam urgentemente evitados. 

BRASIL:

Segundo informações obtidas, as graves denúncias contra a multinacional foram protocoladas no INCRA Nacional, na Polícia Federal, no Ministério Público Federal e foram encaminhadas ao Ministro da Justiça, Dr. Sérgio Moro para serem investigadas.

Seja a verdade de quem for, da Veracel, dos posseiros, dos sem terras, ela precisa prevalecer e os conflitos precisam ter fim.

Há solução para tudo e o diálogo é sempre o melhor caminho.

O Futucando e a imprensa internacional seguem acompanhando...

alguns minutos finais mostrando confronto com a  destruição de veículos e moradias foram adicionados no segundo documentário.

Assista ao primeiro documentário traduzido  exibido em Janeiro:

 

Fonte/Créditos: areena.yle.fi / Jean Ramalho MTB 0006086/BA e DRT 0008296/BA

Créditos (Imagem de capa): Print do Site Yle da Finlândia

Comentários:

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )