Parabéns: Eunápolis completa 29 anos neste 1º de Janeiro de 2018

4 primeira leitura
0

Nesta segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2018, o município de Eunápolis completa 29 anos de existência.

Pode ser que você leitor/internauta, considere essa minha afirmação errônea, incorreta. Mas, vamos à minha argumentação, ao meu ponto de vista.

Há na história de Eunápolis, duas datas importantes: o 12 de maio de 1988 e o dia 1º de janeiro de 1989. Porém, só se tem levado em conta a primeira, o dia 12 de maio de 1988, a data da lei que emancipou o Município, que o criou no papel. Porém, desprezado, há o 1º de janeiro de 1989, o dia em que o município foi “instalado”, passou a existir realmente.

Vamos fazer uma analogia com a vida humana. Há no processo de nascimento de um ser, uma criança, o dia da fecundação, em que o espermatozoide se torna um feto, um embrião. A partir daí, no útero da mãe, ele adquire as condições necessárias para se tornar um ser “independente”, o que só ocorre após o parto. Portanto, ele só passa a existir como ser, como gente, a partir do parto. Certo?

O mesmo ocorreu com o Município de Eunápolis. No dia 12 de maio, pelo ato do então governador, Waldir Pires, houve a “fecundação” e ele passou a ser um embrião. E apartir daí, no “útero” dos municípios-mães, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, ele adquiriu as condições necessárias para se tornar “independente”. Tanto foi assim, que de 12 de maio até 31 de dezembro de 1988, as escolas, os postos de saúde, e até a população eram dos dois municípios-mães. Não havia nenhum cidadão “eunapolitano”, porque não havia o município.

No dia 1º de janeiro de 1989, o juiz eleitoral – cujo nome não me recordo agora -, em primeiro lugar, “instalou o município”, ou seja, o criou de fato, “fez o parto”, na analogia, para depois, então, dar posse aos vereadores, que, ato contínuo, empossaram o prefeito. Depois, os vereadores constituintes, reunidos em Assembleia Constituinte Municipal, criaram a Lei Orgânica Municipal e as demais leis que passaram a reger o funcionamento das instituições, entidades e a vida dos cidadãos.

Assim, entendo as comemorações do 12 de maio como comemoração pela Emancipação político-administrativa. Mas, se for para comemorar o aniversário de Eunápolis, que façam essa comemoração no dia 1º de janeiro.

Parabéns, Eunápolis, pelos seus 29 anos!

Que 2018, seja para nossa Eunápolis e todos nós, de muita paz, saúde e harmonia!

Por: Teoney Araújo Guerra*

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Criança de um ano morre após beber querosene enquanto brincava no quintal de casa

Uma criança de um ano e oito meses morreu na manhã deste sábado (13), após beber querosene…